Por Nuernberg Em releases Atualizada em 18 AGO 2020 - 10H42

Aprendizados com a quarentena: confira dicas da NürnbergMesse Brasil

O cenário que se apresenta em 2020 impactou 98% do setor de eventos. Apesar disso, a pesquisa mostra que 64% pretendem buscar soluções para ultrapassar esse desafio




Em período de pandemia, muitos segmentos de negócios foram atingidos. O setor de eventos foi um dos principais e requer uma reavaliação para sair da crise. Como alcançar esse objetivo? A resposta está nos aprendizados com a quarentena.

Segundo um levantamento do Sebrae, o cenário que se apresenta em 2020 impactou 98% do setor de eventos. Apesar disso, a pesquisa mostra que 64% pretendem buscar soluções para ultrapassar esse desafio.

A escolha é acertada. Afinal, as feiras de negócios sempre ajudaram os países a sair da crise. Assim como ocorreu na Alemanha após a 2ª Guerra Mundial. Agora, deve acontecer a mesma coisa. É para isso que a NürnbergMesse Brasil trabalha, a fim de ajudar os empresários de diferentes setores a alavancarem seus resultados.

Para entender mais quais são os aprendizados viabilizados pela quarentena, conversamos com Diego de Carvalho, diretor de portfólio da empresa. Continue lendo!

Entenda quais foram as atitudes tomadas pela NürnbergMesse Brasil

Para começar, a NürnbergMesse Brasil percebeu que a principal dor de todos os segmentos são as incertezas e o planejamento financeiro necessário para passar por uma situação imprevista. Todas as empresas se organizam para garantir sua sobrevivência.

Nesse cenário de cortes, muitos investimentos foram reavaliados. Para mostrar o que traria mais benefícios para ultrapassar esse desafio, as equipes da NürnbergMesse Brasil estiveram perto dos empresários para compreender suas dores e ajudá-los com as ferramentas certas para enfrentar o período sensível.

Mais do que isso, a empresa observou seu índice de renovação nos produtos. O resultado é uma média de 85%. Portanto, a saúde financeira é bastante sólida. Ainda assim, quando a pandemia começou, foi necessário tomar decisões rápidas e inteligentes, a fim de assegurar a organização das finanças de todos os envolvidos.

Segundo Diego, "estamos ao lado dos nossos clientes para ajudá-los com melhores formas de pagamento e minimização de investimento". Para fornecer esse suporte na quarentena, os aprendizados foram necessários, porque cada crise tem suas características. Entendê-las é a melhor forma de sair dela com mais rapidez.

Conheça 5 aprendizados com a quarentena

A pandemia é mais do que um período de dificuldades. Ela também contribui para a inovação. Fazer as coisas de modo diferente para alcançar melhores resultados é a prerrogativa a ser seguida. Para esse propósito, vários aspectos devem ser trabalhados. Veja os principais!

1. Networking
A comunicação nos relacionamentos pessoais e profissionais precisa ser reinventada. Conforme Diego de Carvalho, as melhores dicas são ingressar em plataformas digitais e se relacionar com quem compartilha interesses em comum. Ele ainda cita alguns pontos-chave para esse processo:

• demonstrar preocupação com o bem-estar dos seus contatos;
• atualizar suas conversas com seu networking;
• procurar por novos contatos;
• melhorar seu perfil no LinkedIn;
• produzir conteúdos relevantes;
• gerar novas experiências.

A ideia é fortalecer os laços com quem você já conhece e se colocar à disposição para novas pessoas. Depois que tudo passar, seu nome será lembrado.

2. Gestão de riscos
Um dos principais aprendizados com a quarentena foi a importância do gerenciamento de riscos. Na NürnbergMesse Brasil, foi instituído um comitê de crise com reuniões diárias. Em seguida, foi realizado um mapeamento para compreensão dos riscos e verificada a prioridade para cada produto.

O próximo passo foi uma análise qualitativa para definir o nível de importância de cada risco e a probabilidade de sua ocorrência. Após mais essa etapa, uma análise quantitativa com avaliação dos impactos e dos efeitos causados pelas ameaças foi efetuada.

A partir desse diagnóstico, todos os colaboradores e os gestores realizaram um planejamento de respostas, com definição das ações. Assim, caso o risco ocorra, já se sabe o que fazer para minimizar os efeitos com todos os clientes e os parceiros.

Essa estratégia clara ajuda a enfrentar as dificuldades. Por isso, o monitoramento e o acompanhamento dos processos de prevenção garantem que eles também são executados para realizar os eventos.

3. Estratégias
As incertezas das mudanças nas necessidades dos clientes pós-pandemia exigem a revisão das ofertas de serviços existentes para adaptação às mudanças na experiência do cliente. Um dos aprendizados com a quarentena foi a adoção de ações híbridas online e offline, sempre com os protocolos de segurança como principal guia.

Nesse cenário, existem algumas prioridades que devem ser consideradas. Entre elas estão:

• priorizar a segurança das pessoas e o engajamento contínuo;
• reformular a estratégia para a continuidade do negócio;
• comunicar com clareza os próximos movimentos;
• construir resiliência em preparação para o novo normal.

4. Geração de conteúdo
As informações enviadas aos clientes por meio de webinar e estratégias de inbound marketing são relevantes e ajudam a agregar valor ao cliente em potencial. As campanhas nas redes sociais são compartilhadas com conteúdo de valor a todos os seguidores. Além disso, foram realizados investimentos em tecnologia e lançadas novas ferramentas para ajudar os clientes a fortalecerem suas marcas e seus produtos.

5. Protocolos de segurança
A NürnbergMesse Brasil acompanha todos os protocolos de segurança para estar pronta para a retomada das atividades, com respeito a todas as regras. Para ter mais segurança, ainda foi realizada uma pesquisa com amostragem de mais de 2.000 visitantes de diferentes setores de atuação. Os resultados, segundo Diego, foram:

• 71,8% responderam que participarão de eventos após o isolamento social;
• 54,2% responderam que se sentem confortáveis para participar de eventos com mais de 1.000 pessoas depois de 60 dias do fim da quarentena.

Diante desse cenário, a empresa está confiante na ajuda às indústrias durante esse processo. Apesar de ainda existirem incertezas no mercado, Diego ressalta que a plataforma da NürnbergMesse Brasil tem um papel fundamental para ajudar na retomada.

“As exposições são fundamentais para reconstrução das economias e união de toda a indústria. O setor de feiras e eventos representa os negócios reais, sejam grandes, sejam pequenos. Também retrata o comércio global e local e significa recomeço e renovação. Por isso, simboliza as pessoas conectadas em todo o mundo.”

Contorne esse período desafiador com essas dicas

As crises são oportunidades, como destaca o executivo. Isso acontece porque elas expõem os pontos fracos das pessoas e dos negócios. Aquilo que já era ruim, tem seu fim acelerado.

Para esse período, o recomendado é aceitar as mudanças. Elas podem ajudar sua empresa a se destacar depois do período de crise. Então, como ultrapassar esses obstáculos que surgem? Veja as 2 principais dicas!

Aprenda a minimizar os riscos do seu negócio

Essa reflexão profissional é necessária. Agora, já se sabe que um evento pode afetar toda a cadeia comercial — clientes, fornecedores e parceiros. Portanto, está na hora de pensar em como minimizar os riscos após a COVID-19.

Esse momento é de transformações e se torna fundamental estar aberto a mudanças e adaptações para o novo mundo que está por vir. Crie outro futuro e faça as mudanças necessárias. "Em vez de procrastinar, essa é uma oportunidade para melhorarmos tanto como pessoas quanto como sociedade e negócios", relata Diego.

Pratique a empatia

A iniciativa privada tem um papel essencial nesse momento. É preciso prestar serviço para a população e as marcas devem atuar com empatia. As vendas devem ficar em segundo lugar. Ou seja, a empresa deve se posicionar de maneira diferente e estar disponível para auxiliar os clientes.

As pessoas esperam que as marcas sirvam de exemplo e guiem a mudança. Elas também devem ser práticas e realistas, inclusive para ajudar os consumidores no dia a dia.

Diante dessas recomendações, o que você faz com os aprendizados da quarentena na sua empresa? Reveja suas posições e entenda o que pode melhorar. A partir disso, seus resultados podem ser alavancados.

Se quiser mais ajuda nesse processo, entre em contato conosco. Converse com um de nossos consultores e entenda mais como a quarentena pode ser um período de oportunidades!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nuernberg, em releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.