Por Nuernberg Em releases Atualizada em 22 OUT 2019 - 17H45

NürnbergMesse Brasil: inovação, serviços e experiência para o mercado de feiras

Completando sua primeira década em São Paulo, a NürnbergMesse Brasil possui uma ampla carteira de 14 eventos e planeja crescer ainda mais



O mercado brasileiro de exposições é o maior da América Latina. Durante a coletiva de imprensa realizada em São Paulo no dia do seu 10º aniversário, hoje, a NürnbergMesse Brasil pode afirmar ser uma das empresas líderes no setor de feiras e exposições no país. Para o Dr. Roland Fleck, CEO do Grupo NürnbergMesse, esse feito é marcante: “O desenvolvimento das nossas feiras e congressos brasileiros é ainda mais impressionante porque as condições macroeconômicas no Brasil não têm sido exatamente as mais favoráveis nos últimos anos. Porém hoje, graças às excepcionais realizações de João Picolo e sua equipe, estamos em uma posição mais forte do que uma década atrás.” Peter Ottmann, CEO colega de Fleck, realça um outro fator para o sucesso da empresa: “Além do fantástico trabalho realizado pelos nossos colegas no Brasil, também são particularmente os conceitos de exposições altamente customizadas que têm colocado a NürnbergMesse Brasil em um patamar acima de suas rivais. Estamos oferecendo as principais plataformas de marketing para os mercados mais importantes e de maior crescimento no Brasil. O mercado está recompensando nossos esforços, e o melhor também ainda está por vir!”

Há cerca de 1.600 empresas alemãs operando no Brasil, e São Paulo é efetivamente um dos maiores centros industriais alemães no mundo todo fora da Alemanha. Sendo a nona maior economia do mundo e com uma população de quase 210 milhões de pessoas, o Brasil é considerado uma nação voltada para o consumo e muito receptiva às feiras comerciais.

De acordo com a União Brasileira de Promotores de Feiras, UBRAFE, 14 novas feiras comerciais estão sendo lançadas apenas este ano. Uma delas é a Pet Experience (voltado aos tutores de pets), um novo formato de evento para o público B2C. Ainda no segmento pet, em que o Brasil ocupa terceira posição mundial, está a PET South America, principal evento da América Latina para lojistas, fornecedores e distribuidores e também a PET VET, voltado para médicos-veterinários. Além disso, a NürnbergMesse Brasil caminha para se tornar a principal organizadora de feiras do país, o que pode ser comprovado pelo seu portfólio de eventos, que conta com a EXPO REVESTIR (acabamentos e revestimentos para interiores e louças sanitárias), LATAM RETAIL SHOW (varejo, franchising, e-commerce) e ABRAFATI (tintas e revestimentos). Para a ABRAFATI, a mais importante feira comercial de tintas e revestimentos da América do Sul, pela primeira vez a NürnbergMesse Brasil ficou encarregada da operacionalização este ano. A partir de 2021, a ABRAFATI será inteiramente organizada pela NürnbergMesse Brasil em colaboração com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas e a Vincentz Network. Estrategicamente falando, a ABRAFATI é consistente com a família de produtos internacionais da NürnbergMesse envolvendo as “Maiores Feiras para Revestimentos”, incluindo a European Coatings Show realizada em Nuremberg, e a PAINTINDIA na Índia, e os expositores e visitantes brasileiros também deverão se beneficiar disso no futuro. Por sua vez, os organizadores da ABRAFATI esperam ver um aumento da participação internacional no Brasil. De modo geral, isso demonstra que João Picolo e sua equipe de 45 profissionais estão no caminho certo: “Estamos operando em mercados que estão em constante crescimento e onde podemos expandir nossas atividades,” disse o CEO da NürnbergMesse Brasil, que tem estado à frente da operação desde 2016.

NürnbergMesse Brasil a toda velocidade

Há um impulso enorme no mercado de exposições no Brasil: a NürnbergMesse Brasil encerrou o ano fiscal de 2018 com um crescimento de 40% sobre o ano anterior, um fato que certamente chama a atenção. Para João Picolo há dois aspectos fundamentais que são importantes nesse contexto: “No Brasil, as feiras comerciais sempre foram uma ferramenta de marketing muito aceita, mas o seu sucesso é determinado pelas indústrias para as quais você projeta os eventos. E nessa situação nossa vantagem é que todos os nossos 14 eventos cobrem os setores de maior crescimento no Brasil, como o de produtos farmacêuticos, cosméticos e tecnologia laboratorial, análises, biotecnologia e controle de qualidade, suprimentos para pets e veterinários, sustentabilidade e mobilidade”. O otimismo de Picolo também é sustentado atualmente pelo clima econômico do país. Por exemplo, as cerca de 1.400 empresas presentes no Brasil que foram recentemente pesquisadas pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha acreditam que a depressão econômica acabou e que a economia brasileira está ganhando força novamente. De acordo com as empresas pesquisadas, o acordo de livre comércio entre a UE e os quatro países membros do MERCOSUL, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, será muito útil nessa conjunção: 88% dos entrevistados esperam que o acordo tenha um impacto positivo sobre o mercado no MERCOSUL, que compreende 780 milhões de pessoas e no futuro não terá mais que pagar impostos alfandegários que somam cerca de 4 bilhões por ano.

Valor agregado: foco nos serviços e tendências

Porém, para João Picolo, no tradicional mercado de feiras comerciais não há espaço para simplesmente sentar e relaxar; é necessário evoluir constantemente: “Estamos procurando o tempo todo por novas tendências, porque organizar uma feira comercial envolve muito mais do que apenas disponibilizar espaço para expositores. Reunimos um pacote de soluções para nossos clientes meticulosamente adaptado às suas necessidades”. E os conteúdos desses pacotes vão de modernos métodos de combinação de empresas e facilitação de negócios, à oferta de congressos e o desenvolvimento de eventos novos e inovadores. Dois exemplos específicos são o “Festival Bike Brasil” e o “Veículo Elétrico Latino-Americano”, esta última a maior feira de mobilidade elétrica da América Latina, organizada pela NürnbergMesse Brasil pela primeira vez em 2018. Neste ano de aniversário da NürnbergMesse Brasil, o Dr. Roland Fleck, CEO da NürnbergMesse, está especialmente encantado com esses dois eventos, porque eles lidam com mobilidade, uma das principais questões de importância para o futuro também na América do Sul. Todos esses fatores explicam por que João Picolo escolheu o 10º aniversário da NürnbergMesse Brasil para reafirmar: “Os sinais positivos dos nossos parceiros e do mercado têm nos convencido que poderemos continuar a seguir em frente na nossa trajetória bem sucedida com a NürnbergMesse Brasil.” E isso também explica por que Peter Ottmann encerrou a coletiva de imprensa de forma tão otimista, com a seguinte declaração: “Tudo o que temos realizado no Brasil simplesmente cria um apetite para fazer ainda muito mais”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nuernberg, em releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.