Por Nuernberg Em releases Atualizada em 25 JUN 2020 - 11H26

Entenda a importância de participar de eventos na sua área de atuação

A presença em congressos, seminários, simpósios, feiras, entre outros, cria oportunidades de crescimento e reconhecimento profissionais



Um profissional que pretende se destacar precisa estar sempre em busca de novos conhecimentos e atualizado quanto às novidades do ramo. Além disso, estar em locais públicos é uma maneira de ser notado e criar vínculos com colegas de profissão e empresas. Por esses e outros motivos, a participação em eventos na própria área de atuação é muito importante.

Isso é ainda mais verdade quando se trata de indústria cosmética, em que o desenvolvimento de pesquisas é constante. Assim, a divulgação dessas, bem como das inovações delas decorrentes ocorre exatamente nas ocasiões em que fornecedores e fabricantes se reúnem para expor seus trabalhos.

Quer saber mais sobre a relevância de participar de eventos na sua área de atuação e conhecer os benefícios disso? Então, continue a leitura!

O que se pode obter ao comparecer a esses eventos?
Como mencionado, a presença em congressos, seminários, simpósios, feiras, entre outros, cria oportunidades de crescimento e reconhecimento profissionais. Mas, para compreender a fundo os motivos para fazê-lo, vamos aos benefícios que isso pode trazer para a carreira.

Aquisição de conhecimentos
Sem dúvidas, o principal motivo e, consequentemente, benefício de comparecer a um evento relacionado à sua profissão é a busca por novas informações que possam enriquecer o conhecimento. Afinal, por mais completo que um profissional possa se considerar, sempre há algo novo para conhecer, e melhorar deve ser um objetivo constante.

Nesse sentido, dependendo do formato da solenidade, é possível assistir a palestras sobre assuntos que estão em alta no ramo. Já no caso de exposições e feiras, por exemplo, a possibilidade de obter novos conhecimentos ocorre a partir das conversas e trocas de experiências com outros atuantes e indústrias da área.

Atualização quanto a novidades
As tecnologias estão se desenvolvendo e, assim, ampliando as técnicas e a diversidade de produtos. Nesse contexto, mais do que aprender algo que já era sabido no meio profissional, os encontros para discussões e apresentações permitem conhecer aquilo que é novo no ramo.

Logo, estar presente nessas situações permite uma atualização constante, para que se conheçam pesquisas, técnicas, instrumentos e produtos mais recentes. Isso contribui para que você se mantenha em posição de destaque no mercado, uma vez que aquele que se atualiza está sempre à frente dos concorrentes.

Ampliação do networking
As atividades envolvendo trabalhadores da mesma área inevitavelmente estimulam o contato entre eles. Trata-se, portanto, de excelentes oportunidades para conhecer colegas e ampliar a sua rede de contatos. Como consequência disso, podem surgir oportunidades de parcerias e contratações, além da troca de experiências e informações.

Ainda, no caso das indústrias, a probabilidade de ter o próprio trabalho difundido permite atrair novos colaboradores capacitados. Isso porque os presentes em determinado evento certamente estão em busca de se desenvolver na carreira, o que é um bom sinal quanto ao esforço empregado para alcançar esse objetivo.

Divulgação do próprio trabalho
Seja no caso do produtor, seja no do fornecedor, a presença em eventos representa a oportunidade de divulgar o próprio trabalho. E, ao contrário do que se pode pensar, isso não vale apenas para quem se apresenta em palestras, mas também para os profissionais que participam de rodas de conversas e feiras, por exemplo.

Outro ponto a se considerar é que, embora o marketing feito por meio de publicidade seja importante, essas ocasiões permitem expor para o mercado algo a mais. Estamos falando de demonstrar na prática, ou seja, de uma forma mais direta, as atividades desenvolvidas pelo trabalhador ou pela indústria participante do evento.

Novas certificações
Como muitos já sabem, o currículo é um instrumento bastante eficaz para demonstrar as formações e capacidades conquistadas ao longo da carreira. É nele que constam as ações desenvolvidas pelo profissional, e, nesse sentido, preenchê-lo com atividades que vão além do ambiente de trabalho é fundamental.

Nisso também os eventos são importantes, pois, dependendo de qual tipo for, ao final, pode-se ter uma certificação que confirme sua participação. Assim, quanto mais tiver, maior a demonstração de que você está empenhado em se manter informado sobre a sua área de atuação.

Crescimento do mercado
As constantes discussões sobre alguma tendência ou novidade que surge no mercado de cosméticos ajuda a fortalecer o ramo. Isso porque se trata de um meio eficiente de aproximação entre produtores e fornecedores com interesses comuns.

Essa também é uma boa estratégia para divulgar a atividade para os consumidores. Em consequência disso, o interesse pelos produtos que circulam nesse nicho pode crescer, estimulando a economia e a própria atividade, em um ciclo virtuoso que beneficia todos os envolvidos.

O que fazer para usufruir plenamente dos benefícios que os eventos proporcionam?
Simplesmente comparecer aos eventos relacionados à sua área de atuação não é suficiente. É preciso fazer mais, demonstrar interesse e verdadeiramente se envolver com as atividades ali oferecidas. Como fazer isso?

Busque o diálogo
Para que a troca de informações e experiências seja ainda mais rica, busque sempre o diálogo com colegas de profissão e representantes das indústrias presentes na ocasião. Para isso, faça perguntas pertinentes em palestras e tente fomentar debates, ou, no caso de feiras, procure visitar a maior quantidade de expositores possível, para aprender um pouco com cada um deles.

Registre o que for relevante
Geralmente, eventos relacionados a atividades profissionais propiciam o acesso a uma rica bagagem intelectual. Portanto, aproveite o momento para absorver o máximo de informações possível, registrando o que considerar útil para a sua atividade. Então, é fundamental estar sempre munido de uma caneta e um papel — ou um app de notas — para isso.

Sendo assim, pode-se ver que o reconhecimento no mercado de cosméticos, tanto para fornecedores quanto para a indústria, depende do empenho em fazer além das atividades regulares que a profissão exige. A participação em eventos na sua área de atuação cumpre bem esse papel.

Por meio disso, como visto, pode-se adquirir novos conhecimentos, atualizar-se, ampliar o networking, divulgar o próprio trabalho, obter certificações e contribuir para o crescimento do ramo. Porém, para que a experiência seja mesmo proveitosa, é preciso dedicação e envolvimento. A partir de então, o caminho para o sucesso profissional já estará traçado!

Você já sabe quais são os principais eventos da área de Life & Science e que vão te ajudar a expandir sua marca e networking, além de oferecer muito conteúdo de qualidade e gratuito? Então confira agora e faça parte dos maiores encontros do mercado!

Indústria Cosmética: FCE Cosmetique, o evento reúne todas as etapas de produção da indústria até o produto final. Evento completo que mostra os principais lançamentos desde matéria-prima e máquinas até embalagens e logística. Imperdível!

Indústria farmacêutica: FCE Pharma, o evento reúne as principais marcas e tecnologias da indústria farmacêutica da América Latina. Esteja onde estão os grandes players do mercado!

Fonte: Talk Science

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nuernberg, em releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.